segunda-feira, 5 de maio de 2014

Aliados - 1ª temporada - Capítulo 13 - Legendado


Veja na continuação o off e algumas fotos do capítulo...


Capítulo 13 - Referência

Todos estão cientes do que eu faço, se como se não como, se durmo, se me analizo, se estou sozinha, se isso... se aquilo... Mas só eu sei o que é estar no meu lugar.
Podem me chamar de egocêntrica, narcisista, egoísta, mas eu tenho que estar focada, muito focada.
Todos vêem algo diferente em mim. Que sou invejável, única. Dizem que sou obsessiva, meticulosa, metódica, detalhista. Há muitos olhares sobre mim, o que faço, o que digo, o que visto. Me olham o tempo inteiro e por isso estou mais exigente. E eu aceito porque sei o que sou. Sei que sou uma referência.
Todas as pessoas precisam de uma referência para saberem onde estão parados em sua vida.
Para saber o que fazer, o que dizer, como lidar com certas coisas... modelos, exemplos a seguir. Por isso as referências são tão importantes.
Quando você é criança, seus pais são o seu exemplo a seguir. Quando você cresce, seus pais são seus erros a não cometer.E aí as referências se tornam fundamentais.
Todo mundo tem referências, menos eu. Eu sou a referência e uma referência é perfeição.
A infelicidade não tem medida até que você encontra alguém feliz. Aí sim, com essa referência pode saber quão feliz você é.
Não só a comida engorda, mas o olhar dos demais também. Queira se ver mais gorda para se sentir mais magra. Queira se ver menos feliz para se sentir menos infeliz.
Quando te perguntam como você está, a resposta não é bem ou mal, mas sim comparado com quem.
Ninguém é alto, gordo ouriço se é mais alto, gordo ou rico que alguém. Para isso serve uma referência. Para saber que você é menos, menos que alguém.

Uma referência nos alivia, porque nos faz sentir que não estamos sozinhos no mundo. As referências são coordenadas que te localiza no espaço, te diz quem você é e onde está. As referências são condutas a seguir. Esse é o problema das referências, se tornam um ideal muito difícil de se alcançar. Um espelho onde você sempre se vê feio.
Você se enche de idéia do que deveria sentir. Uma referência se enche de deveria. Uma referência te enche de preconceitos, de uma única forma de ver a vida. Uma referência é esse fantasma perfeito, impossível de se alcançar. Azul cresceu sem referências confiáveis. O resultado disso é a construção desse mundo ideal implacável, impossível de alcançar.
Os humanos acreditam que carregam o peso dos olhares dos demais, é falso. O olhar mais cruel é o olhar deles mesmos. O que todos os dias lhe dizem o pouco que vale.
Comparados com o ideal todos somos imperfeitos, comparados com nada todos somos perfeitos.
Os humanos crescem se comparando com os outros, mas a singularidade da vida é incomparável.
É isso especial e único que nos torna especiais e únicos.
O ideal é tão severo, que te diz que você vale tão pouco que não deveria existir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós.

1) Opiniões e críticas construtivas são sempre bem vindas, desde que acompanhadas de educação.
2) Palavras de baixo calão não serão toleradas, levando, posteriormente, a exclusão do comentário; a mesma ação será aplicada em casos de xingamentos.