terça-feira, 6 de maio de 2014

Aliados - 1ª temporada - Capítulo 14 - Legendado


Veja na continuação o off e algumas fotos do capítulo...


Capítulo 14 - Um Final Anunciado

Do que adianta rezar? Rezar,pedir, suplicar... quando as coisas não podem mudar, que sentido tem? Se você já sabe como termina a sequencia, para que você reza, cara?
É como pedir que um filme que você já viu termine diferente. Não cara,o final já está escrito. Por mais que você grite, chore e esperneie tudo vai terminar como tem que terminar... mal.
Por isso eu não rezo,nem peço, nem rogo. Porque sei que a minha vida tem um final anunciado e não é um final feliz. E se... você já o vê chegar, isso não termina bem.
Você nem termina de se recuperar de um soco e já vem outro... e no mesmo lugar. A ferida nem mesmo termina de cicatrizar e você já se machuca outra vez. Você espera que a ferida cicatrize, que forma um calo, para não doa mais. Para que não doa tanto.
E não... a cavalo dado alguém sempre olha os dentes. Porque você sabe de cabeça todos os contos e sabe que não tem final feliz. Não é que eu seja desconfiado, é que já vi esse filme e sei como termina.
A ferida que mais dói não é a última, é a primeira, a que nunca deixou de doer.
Não é que você seja desconfiado, você não acha que os demais te queiram por perto. Você sabe.
Por isso um dia você fica louquinho e se rebela porque se cansa de que todos sempre cutuquem a mesma ferida.
Quem se queimou com leite vê uma vaca e chora. Na verdade chora porque essa ferida não deixou de doer. É uma ferida que te golpeou até a alma, e a dor da alma dura mais que a dor do corpo, dura para sempre.
Se sempre te machucam no mesmo lugar, você aprende a se defender da mesma maneira. Atacar é sua melhor defesa.
O mesmo cachorro raivoso volta a ter morder no mesmo lugar. O que você esperava? Não é que você tem rua, e a tenha clara, e saiba o que vai acontecer. É que a história se repete sempre, os mesmos golpes, as mesmas feridas.


O trauma é uma ferida muito profunda, um erro que as vezes não se lembram, mas que os marcou para toda a vida.
E por alguma misteriosa razão, durante toda sua vida os humanos voltam a reviver seu trauma uma e outra vez. Alguns dizem que é má sorte, outros dizem que é seu destino. Mas todos, sem saber como e porque acabam repetindo a mesma cena traumática.
Por que a vida e eles mesmos se colocam uma e outra vez diante da mesma situação? Talvez faça-os viver uma e outra vez a mesma coisa os levando a um final anunciado precisamente para que possam mudá-lo.
Cada novo golpe, cada ferida, talvez seja uma nova chance de por fim poder mudar.
Talvez o que vivem como um castigo seja uma benção. Eles pensam que a vida lhes impõe um destino cruel mas talvez a vida lhes dê uma e outra vez generosamente a oportunidade de mudar. Outra vez, a vida repete aquele trauma. E te empurra a um final anunciado. O que você vai fazer? Fazendo você viver a mesma cena a vida te da a cada dia uma possibilidade de mudar.E essa é a verdadeira liberdade. A capacidade de escolher mudar seu destino ou avançar sem resistir até um final anunciado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós.

1) Opiniões e críticas construtivas são sempre bem vindas, desde que acompanhadas de educação.
2) Palavras de baixo calão não serão toleradas, levando, posteriormente, a exclusão do comentário; a mesma ação será aplicada em casos de xingamentos.