sexta-feira, 2 de maio de 2014

Aliados - 1ª temporada - Capítulo 10 - Legendado


Veja o off e algumas fotos do capítulo na continuação...

Capítulo 10 - Cara de Feliz Aniversário

Ela é Josefina, minha mãe, sempre quis ser mãe. E é por isso que hoje para ela é “o dia mais feliz do ano”. Sempre é tarde, para minha mãe sempre é tarde. Se casou aos 22 anos e quis ficar grávida logo em seguida, mas eu nasci quando ela tinha 40 anos. Por isso tudo é sempre tarde para ela, e é por isso que cada aniversário meu é um evento muito especial. Meu aniversário é uma grande festa para minha mãe e uma grande tortura para mim. Esta é minha vida, uma sucessão de dias espantosos. Mas alguns são mais espantosos que o resto.
Se supõe que um aniversário é feliz porque esse dia você é o centro da atenção. Esse dia é especial e você é especial. Pelo menos uma vez no ano somos o protagonista e isso deveria nos fazer felizes. Deveríamos no sentir especiais, queridos, rodeados de gente que se alegra por você existir.
No dia seguinte você volta a ser mais um. Mas nesse dia você é especial, nesse dia os refletores estão voltados para você e você deve ficar feliz por isso.
Não há nada mais feliz do o que se sentir amado, não?
Viver com ressentimento.
Viver sem amor, na solidão.
Viver com medo, apavorado.
Manuel escolheu o que dia que deveria ser o dia mais feliz do ano para acabar com sua vida. A felicidade humana é um tema complexo.
Os humanos fazem, desfazem, sofrem, se esforçam e fazem o suficiente para fazer isso que se supõe que os farão felizes.
O desejo para os humanos é como a fome, se deseja o que lhes falta. Se não te falta, não se deseja.
E eles gostam muitos de desejar.
Estão presos em uma lógica labiríntica, anseiam o que não tem e desprezam o que tem para desejar outra vez. Deste lado do espelho é claro, nem sempre os faz felizes obter o que tem e nem sempre os faz felizes não obtê-lo. Se a felicidade é feita de tudo aquilo que se pode alcançar, só é possível a infelicidade?
Talvez o problema da felicidade é que a localizam no futuro e no passado mas nunca no presente.
A felicidade não é esse futuro esperado nem essa foto amarelada do passado feliz. A felicidade é feita no presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós.

1) Opiniões e críticas construtivas são sempre bem vindas, desde que acompanhadas de educação.
2) Palavras de baixo calão não serão toleradas, levando, posteriormente, a exclusão do comentário; a mesma ação será aplicada em casos de xingamentos.